05/05/2011

UMA ESTREIA COMO BLOGUEIRO

A decisão de criar o meu próprio blog, nasceu da necessidade de ter um espaço, onde me fosse possível, fazer publicar as minhas idéias, seguindo um critério de imparcialidade, onde a coerência com os meus princípios seja sempre evidenciada, em cada matéria que escrever e ou fazer referências.

Como primeiro assunto introdutório de meu blog, me reporto a questão da competência como ferramenta importante no exercício de qualquer profissão e ou atividade.

É claro, que ao abordar sobre este assunto, não tenho a pretensão de ser o dono da verdade, no que tange ao enfoque  da abordagem e o foco referencial,  que estabeleço ao teor do contido na matéria.

O posicionamento pessoal que deixo implícito no contexto do tema, não está evidentemente, pautado em qual quer estudo prévio mais rigoroso, do assunto. Até porque, este me parece um pouco peculiar, do ponto de vista da linguagem do cotidiano das pessoas. Quero dizer, que o enfoque dado ao tema competência, se remete a uma percepção prática das pessoas em relação a vida e ao o que fazem na vida.

Evidentemente, que o tema competência, suscita  a rigor uma abordagem mais acurada, isto quando  alguém que se  propõe a ir mais fundo no tema, tenha um certo domínio, de conhecimentos que vão um pouco além de uma mera abordagem e estejam ancorados  em estudos e referências acadêmicas atuais.

Na verdade, o que pensei passar para o leitores, foi uma visão  empírica de como a competência, é muitas vezes usada e considerada hoje, principalmente no serviço público. O que se constata hoje,  é que a Competência é medida pelo tamanho da influência de quem indica a pessoa para a função.

No mundo da política hoje, principalmente, a pessoa realmente competente, dificilmente tem espaço em repartições públicas, seja no estado ou no município. Isto não é ilação não! Isto é uma constatação, é real.

Gostaria de conhecer outras opiniões sobre a matéria. Isto é fundamental, pois enriquece o debate. Aliás, hoje em muitos lugares somos vítimas dos incompetentes de plantão.

2 comentários:

  1. A competência talvez não seja algo inerente, porém, quando muito exercida torna-se algo notável, a frustação é que, quando alguns ascendem ao poder, esquecem-se dela...

    ResponderExcluir